domingo, 30 de agosto de 2009

Jorge Vieira

Jorge Gomes Vieira, nasceu a 23 de Fevereiro de 1928 em Lisboa (†, 06 de Agosto de 1986).

Este defesa destacou-se tanto no seu clube, o Sporting, como na selecção, da qual foi por diversas vezes capitão. Tanto mais que ainda hoje é o jogador leonino que mais vezes envergou essa braçadeira na selecção nacional de futebol. Alcançou 17 internacionalizações pelo Sporting.

Ao serviço do Sporting viria a fazer história quando o ajudou a vencer o seu primeiro troféu a nível nacional da história deste clube, o Campeonato de Portugal da época 1922/1923, ganho em Faro, numa final disputada contra a Académica.

A sua estreia pela selecção deu-se a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha, no jogo de estreia de Portugal (derrota 1-3).

Despediu-se da mesma a 04 de Junho 1928, em Amesterdão, contra o Egipto (derrota 1-2), numa fantástica participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de 1928 (essa era a maior competição da altura a nível de selecções pois ainda não se disputava o Campeonato Mundial).

Palmarés:


Fonte: armazemleonino.blogspot.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

António Pinho

António Pinho, nasceu a 25 de Fevereiro de 1899 em Oliveira de Azeméis.

Foi um dos 4 históricos casapianos que se estrearam pela selecção nacional de futebol no seu primeiro jogo. Alcançou 10 internacionalizações pelo Casa Pia. Ainda viria a conseguir outras 2 internacionalizações, pelo Benfica, clube para onde se transferiu mais tarde. No total este possante defesa alcançou 12 internacionalizações.

A sua estreia pela selecção deu-se a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha, no jogo de estreia de Portugal (derrota 1-3).

Despediu-se num jogo particular a 01 de Dezembro de 1929, em Milão, contra a Itália (derrota 1-6).

Palmarés:

1 Campeonato de Lisboa (Casa Pia)

Fonte: www.fpf.pt

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Club Internacional de Foot-Ball

O Club Internacional de Foot-Ball (CIF) é uma agremiação desportiva de Lisboa, fundada a 08 de Dezembro de 1902. Foi um dos membros fundadores da Associação de Futebol de Lisboa. É proprietário de um campo de futebol de 11, 19 courts de ténis, um pavilhão multiusos e um polidesportivo.

Dedica-se à prática das seguintes modalidades: futebol, basquetebol e ténis. No basquetebol possui diversos títulos entre Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal e Supertaças, tudo no sector feminino. No futebol possui igualmente 1 Campeonato de Lisboa como maior referência.

No passado, quando ainda participava nas competições oficiais de futebol, teve um jogador a representar a selecção nacional. Fê-lo por duas vezes.

Jogadores Internacionais:

  1. Carlos Guimarães (guarda-redes), 2 internacionalizações

domingo, 23 de agosto de 2009

Carlos Guimarães

Carlos Santos Guimarães, nasceu a 28 de Fevereiro de 1898 em Lisboa.

Guarda-Redes da equipa do CIF, tem como particularidade o facto de ter sido o primeiro a defender a baliza da selecção nacional de futebol. Esse feito ainda é maior pelo facto de ter sido o primeiro e único internacional de futebol do CIF. Alcançou 2 internacionalizações.

A sua estreia pela selecção deu-se a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha, no jogo de estreia de Portugal (derrota 1-3).

Despediu-se no jogo seguinte, a 17 de Dezembro de 1922, em Lisboa, de novo contra a Espanha (derrota 1-2).


Fonte: O BAÚ DOS CROMOS

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O 1º embate

Decorria o dia 18 de Dezembro de 1921 quando um grupo de orgulhosos portugueses debutava pela selecção nacional de futebol em Madrid. O resultado não foi o melhor tal como seria de esperar desta "jovem" selecção mas esse não foi o principal motivo de interesse desse jogo. Esse residia na apresentação de Portugal a nível de futebol à Europa e ao Mundo.

Foram cinco os clubes que cederam futebolistas a esta primeira selecção portuguesa de futebol com a curiosidade de apenas um desses clubes não ser de Lisboa. Esses clubes foram: Casa Pia - com 4 jogadores, Benfica - com 3 jogadores, Sporting - com 2 Jogadores, CIF e Porto - com 1 jogador cada. Destaque para o Casa Pia (o maior fornecedor) numa altura em que os gansos davam cartas no futebol.

Foram 11 os orgulhosos representantes do país que desta forma obtinham a sua primeira internacionalização:

Guarda-redes

Defesas
Médios
Avançados