Este avançado ficou ligado para sempre à história da selecção nacional de futebol pelo facto de lhe pertencer a autoria do primeiro golo de sempre da equipa das quinas. Durante algum tempo ainda houve quem contestasse a autoria desse golo para o seu irmão Artur Augusto mas, segundo os registos oficiais, ele pertenceu a Alberto Augusto.
Foi figura de proa do Benfica durante o início da década de 20, levando o clube à conquista do Campeonato de Lisboa (a principal competição entre clubes da época), jogando ao lado de outros grandes jogadores da altura. Por este clube chegou à selecção e conseguiu 3 internacionalizações.
Mais tarde mudou-se para o Sporting de Braga onde voltou a ser internacional. Isso aconteceu numa única ocasião, mas foi o suficiente para se tornar no primeiro internacional deste clube. No total, alcançou 4 internacionalizações (3 pelo Benfica e 1 pelo Sporting de Braga).
Jogou ainda pelo Vitória de Guimarães antes de abandonar o futebol e se tornar treinador.
A sua estreia pela selecção deu-se a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha, no jogo de estreia de Portugal (derrota 1-3).
Despediu-se da mesma a 24 de Janeiro de 1926, no Porto, contra a Checoslováquia (empate 1-1).
Palmarés:
- 2 Campeonatos de Lisboa (Benfica)
Sem comentários:
Enviar um comentário