O ano de 1941 foi o de partida para duas décadas gloriosas, as décadas de 40 e 50. Nesse ano ganhou o seu primeiro Campeonato Nacional da Iª Divisão, assim como a sua primeira Taça de Portugal, fazendo igualmente a sua primeira dobradinha. Durante estes 20 anos a equipa leonina venceu um total de 10 Campeonatos Nacionais da Iª Divisão, de entre os quais 4 foram consecutivos, conseguindo assim o primeiro tetracampeonato de um clube português. Se a esse êxitos adicionarmos ainda a conquista de 5 Taças de Portugal, estamos perante duas décadas fantásticas. Este facto é ainda mais valorizado se observarmos que desde esse período e até aos presentes dias, os leões apenas conseguiram conquistar mais 8 campeonatos. Este foi também o período dos famosos "5 violinos" - Peyroteo, Albano, Jesus Correia, Travassos e Vasques - que durou entre os anos de 1946 e 1949. Embora não tenha sido muito o tempo que estiveram juntos, foi o suficiente para durante 3 anos deliciar todos os amantes de futebol com o seu estilo de jogo que funcionava como uma orquestra. Toda esta notoriedade fez com que o Sporting fosse um dos clubes convidados para a primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus (actual Liga dos Campeões), disputada em 1955.
A década seguinte, a de 60, também foi de glória para este clube, que assume agora dimensão europeia. Foi por aqui, pelas competições europeias, que ocorreu outra das páginas de ouro com que se escreve a história deste clube. A competição era a Taça dos Vencedores das Taças e o ano 1964. Neste ano o Sporting ganha o seu único título europeu, numa finalíssima contra o MTK Budapest (Hungria), realizada em Antuérpia, após um primeiro empate 3-3 na final realizada em Bruxelas. O grande destaque desta finalíssima vai para o sportinguista Morais que, com um canto directo, marcou o único golo da partida, naquele que ficou conhecido como "O Cantinho de Morais". O Sporting foi, assim, o único clube a vencer esta competição que mais tarde se fundiu com a Taça UEFA.
Após alguns anos de pouca pujança europeia e de um jejum de 18 anos no campeonato português, o Sporting poderia ter escrito outra página dourada na sua já longa história como clube, quando em 2005, disputou a tão desejada final da Taça UEFA no seu próprio estádio. Mas o sonho rapidamente se transformou em pesadelo quando, após estar a vencer por 1-0, deixou que o CSKA Moskva (Rússia), lhe arrebatasse o troféu, perdendo a partida por 1-3. Fica, no entanto, o registo da participação nessa final.
Dedica-se à prática de diversas modalidades, sendo as mais destacadas: futebol, andebol e atletismo No futebol possui, entre outros títulos, os seguintes: Campeonatos Nacionais (18), Taças de Portugal (15), Supertaças "Cândido de Oliveira" (7), Campeonatos de Portugal (4) e, é claro, uma Taça dos Vencedores das Taças.
Joga futebol em sua casa, o Estádio Alvalade XXI, com capacidade para 52 mil espectadores.
Jogadores Internacionais:
- Jorge Vieira (defesa), 17 internacionalizações
- João Francisco Maia (médio), 4 internacionalizações
- Henrique Portela (médio), 2 internacionalizações
- Jaime Gonçalves (avançado), 2 internacionalizações
- Joaquim Ferreira (defesa), 2 internacionalizações
- Torres Pereira (avançado), 1 internacionalização
- Filipe dos Santos (médio), 1 internacionalização
Sem comentários:
Enviar um comentário