quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Alberto Rio

Alberto Rio, nasceu a 21 de Agosto de 1894 em Lisboa (†, 1979).

Foi um dos polémicos jogadores que passou pelo futebol português, talvez um dos primeiros. Este excelente avançado destacou-se ao serviço do Benfica, onde era a sua maior estrela. Talvez por este crescendo de notabilidade, e tal como acontece com algumas grandes estrelas, começou a incompatibilidade com o seu clube.

Em 1918, protagonizou uma grave crise dentro do Benfica. Foram várias as ameaças de abandono que fez, ameaças essas que concretizou em Fevereiro, após ter deixado de aparecer no clube. De tal forma que, em Junho, foi suspenso por um período de 6 meses, de todas as actividades.

Inconformado pela decisão do clube, decide romper unilateralmente e ingressar no seu grande rival, o Sporting. Existia, no entanto, uma espécie de código de conduta que impedia os jogadores de se transferirem de um grande para outro sem um prévio acordo entre as direcções dos clubes, pelo que esta mudança foi mal vista por alguns elementos do Sporting, e claro está, uma afronta por parte do Benfica.

Sucedeu-se um braço-de-ferro entre os dois clubes que terminou a 7 de Julho de 1918, dia em que após várias tentativas frustradas, finalmente alinhou pelo Sporting. Mas toda a pressão e desgaste que sofreu neste "jogo do empurra" reflectiu-se nas suas exibições e não seria por isso de estranhar que abandonasse o clube de Alvalade no ano seguinte.

Mas Alberto Rio não desistiu e, terminada essa curta passagem pelo Sporting, decide formar um novo clube, o Belenenses, juntamente com um grupo de jogadores que haviam deixado o Benfica, solidários com a sua situação e em sinal de protesto para com a mesma. Foi uma aposta ganha pois o seu nível exibicional voltou ao que era antes e a chamada à Selecção Nacional não foi por isso estranha. Tornou-se, desta forma, no primeiro internacional da equipa do Restelo.

Foi chamado a representar as cores de Portugal por duas vezes, tendo alcançado essas 2 internacionalizações ao serviço do Belenenses.

A sua estreia pela selecção deu-se aquando do segundo jogo da mesma, a 17 de Dezembro de 1922, em Lisboa, contra a Espanha (derrota 1-2).

Repetiu a presença no jogo seguinte, o 3º da selecção, a 16 de Dezembro de 1923, em Sevilha, novamente contra a Espanha (derrota 0-3).


Fonte: Enciclopédia do Desporto

Sem comentários:

Enviar um comentário