domingo, 29 de novembro de 2009

Clube de Futebol "Os Belenenses"

O Clube de Futebol "Os Belenenses" é uma agremiação desportiva da cidade de Lisboa, fundada em 1919, pela mão de um grupo de jogadores dissidentes do Benfica, de entre os quais se destacou Alberto Rio, o alvo da dissidência deste grupo de futebolistas.

É, para além dos ditos 3 grandes, um dos únicos dois outros clubes que conseguiram ganhar o Campeonato Nacional do escalão maior do futebol português (o outro é o Boavista). Por si só esse facto faria com que fosse considerado um dos grandes do futebol português, mas este clube é muito mais do que isso; para além do grande palmarés que já detém, sobressai também o seu enorme ecletismo e a imensa mística que alimenta todos os seguidores do emblema da cruz de Cristo, que se espalham por todo o país e além fronteiras, facto só conseguido pelos 3 grandes.

Por este clube passaram muitos nomes que fizeram história no futebol e o resultado disso está demonstrado no facto de este ser o quarto clube que mais internacionais forneceu à selecção nacional de futebol ao longo da sua história. Nomes sonantes como aqueles que marcaram a época de ouro da equipa belenense e que ficaram conhecidos como as 3 Torres de Belém: Capela, Vasco e Feliciano. Ou outros jovens futebolistas que faziam a delicia daqueles que os seguiam e que ainda hoje, só de ouvir as histórias da forma como jogavam, nos fazem querer voltar atrás no tempo, à altura em que o futebol se jogava por amor à camisola e muitas vezes com o prejuízo dos próprios futebolistas; nomes como os de Matateu ou do malogrado Pepe (só para referir mais alguns) ficarão para sempre marcados na memória de quem os viu jogar e passarão como lendas às próximas gerações (nas quais me incluo).

O prestígio do Belenenses ficou marcado no momento em que recebeu o convite do Real Madrid, o maior clube do século XX, para ser o seu rival no desafio de inauguração do seu estádio, o Estádio de Chamartin, realizado no dia 14 de Dezembro de 1947. Este foi um grande orgulho e apenas mais um momento glorioso da longa história deste clube.

A nível europeu já esteve presente por dez vezes nas diversas competições europeias (onze se contarmos a Taça Intertoto) e embora sendo sempre eliminado na 1ª ou 2ª eliminatórias, obteve algumas vitórias excelentes contra Barcelona ou Bayer Leverkusen, por exemplo.

Como clube ecléctico que é, dedica-se a vários desportos para além do futebol, tendo desportistas em diversas outras modalidades, sendo as mais destacadas: pólo aquático, natação, râguebi, triatlo, andebol, basquetebol, voleibol e atletismo. No futebol possui, entre outros títulos, os seguintes: Campeonatos Nacionais da Iª Divisão (1), Taças de Portugal (3), Campeonatos de Portugal (3) e Campeonatos Nacionais da IIª Divisão (1).

Joga futebol em sua casa, o Estádio do Restelo, com capacidade para 32 mil espectadores.

Jogadores Internacionais:

  1. Augusto Silva (defesa), 21 internacionalizações
  2. César de Matos (médio), 17 internacionalizações
  3. Alberto Rio (avançado), 2 internacionalizações
  4. Fernando António (avançado), 1 internacionalização
PS: conforme forem sendo introduzidos novos internacionais no blog, eles serão igualmente introduzidos nesta lista.

«Este post é inteiramente dedicado ao meu querido pai que infelizmente já não está entre nós, ele que sempre foi aficionado a quase tudo o que era azul (GD Lagense, FC Famalicão, FC Porto e CF "Os Belenenses"), mas acima de todos eles, era um fiel seguidor do principal emblema da Cruz de Cristo. Para ti, com imensas saudades, onde quer que estejas...»

Sem comentários:

Enviar um comentário