quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

César de Matos

César de Matos Rodrigues, nasceu a 22 de Fevereiro de 1902 em Lisboa.

Ao longo de muitos anos foram vários e bons os jogadores fornecidos pelo emblema da Cruz de Cristo à selecção. Este excelente médio foi um desses casos. Ao serviço do Belenenses representaria por diversas vezes a selecção, somando um total de 17 internacionalizações. Era um dos imprescindíveis da altura e teve como ponto alto na selecção a presença em todos os jogos da fantástica participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de 1928, realizados em Amesterdão (essa era a maior competição da altura a nível de selecções pois ainda não se disputava o Campeonato Mundial). Depois desse feito, faria um intervalo de 4 anos sem realizar qualquer jogo pela selecção, após o qual disputou mais 3 jogos pela mesma.

Ao serviço do Belenenses conquistou alguns títulos. Foi um dos incontestáveis na conquista do seu primeiro troféu nacional, o Campeonato de Portugal de 1926/27, numa final realizada em Lisboa, contra o Vitória de Setúbal (vitória por 3-0). Levantaria novamente este troféu na época 1932/33, contra o Sporting (vitória por 3-1), numa final disputada em Lisboa.

A sua estreia pela selecção deu-se a 15 de Maio de 1925, em Lisboa, contra a Espanha (derrota 0-2).

Despediu-se da mesma a 02 de Abril de 1933, em Vigo, novamente contra a Espanha (derrota 0-3).

Palmarés:


Fonte: Belenenses Ilustrado

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Augusto Silva

Augusto Silva, nasceu a 22 de Março de 1902 em Lisboa (†, 08 de Janeiro de 1962).

Foi outro dos grandes e históricos jogadores do clube da Cruz de Cristo. Para além do Belenenses representou também o Império mas seria no clube do Restelo que brilharia e ao qual dedicaria toda a sua vida. Este genial defesa seria o primeiro jogador da história a alcançar as duas dezenas de internacionalizações, alcançando ao serviço do clube de Belém um total de 21 internacionalizações, sendo que em oito desses jogos foi o capitão.

Ao serviço do Belenenses conquistou diversos títulos. Foi um dos artífices na conquista do seu primeiro troféu nacional, o Campeonato de Portugal de 1926/27, numa final realizada em Lisboa, contra o Vitória de Setúbal (vitória por 3-0). Voltaria a sair vitorioso nesta prova, na época 1928/29, novamente em Lisboa mas desta vez contra o União de Lisboa (vitória por 2-1). Levantaria este troféu uma terceira vez, na época 1932/33, contra o Sporting (vitória por 3-1), numa final disputada em Lisboa.

Mas a sua sede de vitórias não terminou aqui. Terminada a carreira de jogador, passa a dedicar-se à formação de jogadores no clube do Restelo e mais tarde assume o cargo de treinador. É nessa função que consegue alcançar aquele que é considerado o maior feito da história do Belenenses, a conquista do Campeonato Nacional da Iª Divisão, na época 1945/46.

A sua estreia pela selecção deu-se a 15 de Maio de 1925, em Lisboa, contra a Espanha (derrota 0-2).

Despediu-se da mesma a 18 de Março de 1934, de novo em Lisboa e novamente contra a Espanha (derrota 1-2), num jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de 1934. Coube-lhe a honra de ser capitão neste seu jogo de despedida.

Palmarés:


Fonte: Belenenses Ilustrado